Uma Outra Via

Uma Outra Via
Por Xaba Piffer
Última revisão: 19/03/2016
Fonte: http://bit.ly/2Nz70AK

Resumo: além do certo e do errado, com criatividade e empatia há um lugar comum onde nós nos encontramos. Vamos criar mais espaços de conversas significativas para encontrar cada vez mais esse lugar.

Este texto está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição CompartilhadaIgual 4.0 Internacional. Permissões além do escopo desta licença podem ser solicitadas ao autor.

Parece que estamos vivendo um momento onde há uma tentativa de se criar um senso de divisão cada vez maior na população. Quando há um senso de divisão, há uma tendência muito maior ao conflito, à instabilidade e à crise. Isso tende a intensificar uma competição onde um “lado” tenta vencer o “outro lado”. Neste processo, ambos os “lados” perdem, pois o que está em jogo é o futuro de uma nação de ambos os “lados”. Neste contexto, podem haver cobranças e o sentimento de estarmos sendo obrigados a nos posicionar e a escolher um “lado”. Isso pode ser parte de uma estratégia que tenha como objetivo intensificar o senso de divisão da população, pois escolher quaisquer dos “lados” intensifica o senso de divisão e aumenta a tendência ao conflito, à instabilidade e à crise.

Uma forma de mudarmos este cenário é olhar além de ambos os “lados” e escolher uma outra via que beneficie a população como um todo. Se existe uma insatisfação em relação ao nosso sistema político e à corrupção no governo, então como podemos sair do cenário atual e chegar em um cenário onde o sistema político tenha uma maior participação da população e que os políticos sejam honestos? Qual é o cenário desejado por você? Qual é o cenário desejado por toda a população? Como podemos fazer isso juntos? Independentemente de nossas diferenças políticas e ideológicas.

Eu acredito no poder do diálogo e nas pequenas ações locais distribuídas para o bem comum. Ou seja, reunir as pessoas mais próximas e conversar sinceramente sobre o que está acontecendo de forma aberta e buscar pequenas soluções locais conjuntas que gerem grandes benefícios se aplicadas de forma ampla e sistêmica. Isso pode crescer e se expandir, do micro para o macro, como um pequeno oásis no deserto que se torna uma grande floresta tropical. Como em tempos de crises grandes dificuldades tendem a ser grandes oportunidades de transformação, para uma outra via, caminhemos juntos, reconhecendo as nossas diversidades, rumo ao bem comum.

Advertisements

Published by:

Xaba

Xaba Piffer is a consultant, facilitator and designer of regenerative, aware and disruptive groups and projects for innovation and systemic sustainability. Master of Physics, eco-entrepreneur, permaculturist, international multiplier of Dragon Dreaming, Transition Network and Gaia Education, also has a background in Sociocracy, Non-Violent Communication, Circular Processes, Art of Hosting, Appreciative Inquiry and Insight Seminars (IV), has participated also in Warrior Without Weapons (Oasis Games), Germinar and WYSE International Leadership programs. He has already facilitated dozens of Dragon Dreaming courses and projects in several countries in Latin America and Europe.

1 Comment

One thought on “Uma Outra Via”

  1. Concordo, pois só pensando “fora da caixa” (e do caixa 2), podemos criar algo novo e não viciado. Não basta negar o que está aí, pois isso ainda carregaria a matriz do que é negado. É hora de inventar o país que queremos e podemos ser, HOJE, no Século 21.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s