Negociando com a Realidade

Negociando com a Realidade
Por Xaba Piffer, 09/09/2018
Fonte: http://bit.ly/2wYp69N

Depois de 16 anos como ativista socioambiental, em meio a tantas adversidades, percebo que uma abordagem empática sobre algum tema tende a ser mais eficiente quando temos a intenção de gerar algum impacto, ao passo que, abordar temas que não sejam populares em grupos de forma inspiradora é uma arte.

Hoje eu prefiro caminhar entre as incoerências, hipocrisias e demagogias, dialogando e interagindo com o foco nas semelhanças e não nas diferenças, do que ser mais um enfadonho fadado à solidão. Mesmo que para mim seja um grande esforço seguir “negociando com a realidade”, há algo maior que faz-me continuar a caminhar.

Estamos vivendo em um tempo de transição, onde há uma dor de uma cultura que está morrendo ao mesmo tempo que há uma dor de uma cultura que está nascendo. Neste meio tempo, o paradoxo e a incoerência é algo presente e constante, ou seja, caórdico. Neste sentido, reflito sobre “onde queremos chegar” e “como podemos otimizar este processo”.

Em um mundo de orgulhos exacerbados, separações e desconexões, percebo que o caminho é vulnerabilizar, conectar e integrar. Para isso, precisamos realizar cada vez mais práticas onde o SER emerge acima das nuvens do SABER se quisermos estar juntas e juntos. Lembrando que “em invernos longos, lobos solitários perecem enquanto a matilha segue”.

Finalmente, eu gostaria de compartilhar uma frase de Martin Luther King que resume bem o meu sentimento de “estar no mundo sem ser parte dele” como ativista:

“A covardia coloca a questão: ‘É seguro?’
O comodismo coloca a questão: ‘É popular?’
A etiqueta coloca a questão: ‘É elegante?’
Mas a consciência coloca a questão, ‘É correto?’
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.”

Eu acrescentaria à frase, “temos de fazer com amor”.

Advertisements

Published by:

Xaba

Xaba Piffer is a consultant, facilitator and designer of regenerative, aware and disruptive groups and projects for innovation and systemic sustainability. Master of Physics, eco-entrepreneur, permaculturist, international multiplier of Dragon Dreaming, Transition Network and Gaia Education, also has a background in Sociocracy, Non-Violent Communication, Circular Processes, Art of Hosting, Appreciative Inquiry and Insight Seminars (IV), has participated also in Warrior Without Weapons (Oasis Games), Germinar and WYSE International Leadership programs. He has already facilitated dozens of Dragon Dreaming courses and projects in several countries in Latin America and Europe.

Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s