O que precisamos fazer para transformar as organizações rumo a um lugar apreciativo, colaborativo e ganha-ganha que Sonhamos?

Resultados da dinâmica facilitada e sistematizada pelo Xaba Piffer (http://xaba.info) durante o workshop de Investigação Apreciativa realizado pela Heloisa Gappmayerr Biscaia no dia 07 de Abril de 2018 em Porto Alegre, Brasil.

PERGUNTA: O que precisamos fazer para transformar as organizações rumo a um lugar apreciativo, colaborativo e ganha-ganha que Sonhamos?

CAMINHOS E ESTRATÉGIAS

1. Começar pequeno com a promoção e o estimulo de conversas e inquietações a partir de perguntas positivas e poderosas com base em afinidades para sensibilizar as pessoas e promover microrevoluções.

2. Ser, assumir, acreditar, praticar e internalizar a visão e a transformação individual apreciativa com discurso coerente e responsabilidade como um agente de melhorias e mudanças.

3. Criar, acessar, participar e sustentar ambientes, grupos e redes de práticas inovadoras a partir de trocas e escuta empática entre colegas confiando em saberes e pontos em comum.

4. Acreditar, comunicar e desenvolver pessoas com o olhar apreciativo a partir da realização de capacitações e do desenvolvimento de trabalhos utilizando metodologias colaborativas para a humanização das organizações.

5. Trabalhar em rede para cocriar, resignificar e adequar a linguagem de novos modelos e abordagens transformadoras a partir da mistura de metodologias com base no reconhecimento de demandas, necessidades e histórias para a implementação de uma nova mentalidade na realidade das organizações e dos clientes com produtos e serviços.

6. Praticar e facilitar metodologias colaborativas em grupo com propósito e consciência com base em experiências e casos de sucesso.

7. Investir energia para escutar, identificar e entender com respeito e abertura demandas e necessidades com o foco em práticas de valorização de potenciais individuais e desenvolvimento pessoal para o desenvolvimento de práticas e aprendizagens para a cocriação e restruturação.

Investigação Apreciativa - Organizações 001

Investigação Apreciativa - Organizações 002

Advertisements

Published by:

Xaba

Xaba Piffer is a consultant, facilitator and designer of regenerative, aware and disruptive groups and projects for innovation and systemic sustainability. Master of Physics, eco-entrepreneur, permaculturist, international multiplier of Dragon Dreaming, Transition Network and Gaia Education, also has a background in Sociocracy, Non-Violent Communication, Circular Processes, Art of Hosting, Appreciative Inquiry and Insight Seminars (IV), has participated also in Warrior Without Weapons (Oasis Games), Germinar and WYSE International Leadership programs. He has already facilitated dozens of Dragon Dreaming courses and projects in several countries in Latin America and Europe.

Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s